Qualquer pessoa que esteja em situação de isolamento ou solidão pode pedir o apoio do Projeto de Voluntariado de Proximidade “(Com) Viver”. Se alguma pessoa ou entidade conhecer alguém que viva nesta situação pode igualmente fazer a sinalização.
Numa comunidade bastante envelhecida são, sobretudo, pessoas idosas que necessitam deste acompanhamento, em que os voluntários dedicam tempo, na maior parte dos casos, para ouvir as pessoas, mas sempre que necessário acompanham em saídas à rua, a consultas, compras ou outras, visto que o trabalho voluntário é definido em função das necessidades dos beneficiários.
A sinalização de potenciais beneficiários pode ser feita por qualquer pessoa que detecte uma família em situação de isolamento e/ou solidão ou por entidades privilegiadas, devido ao contacto próximo com públicos vulneráveis.
As sinalizações dos casos devem ser encaminhadas para a Cáritas Diocesana, que por sua vez solicitará a colaboração dos voluntários, identificando o caso com toda a caracterização que for possível.
A primeira visita será acompanhada por uma pessoa de referência do beneficiário.