Na Conferência Episcopal de 2008, os Srs. Bispos concluíram que é fundamental que a comunidade cristã se mantenha atenta e intervenha nas situações de crianças e jovens em risco, neste sentido, a Cáritas desenvolveu o projecto “Toda a Prioridade às Crianças”.
Pretende-se, assim, sinalizar um representante por paróquia, alguém que esteja realmente envolvido na comunidade, que tenha facilidade em detectar estes casos, que possa dar resposta ou encaminhá-los para as entidades apropriadas e faça a mediação entre a comunidade e a Cáritas.
Responsável/ Responsáveis a nível paroquial:
- Contribuir para que toda a comunidade cristã se mantenha, permanentemente, atenta aos problemas que afectam as crianças residentes na área geográfica da sua paróquia.
- Manter contacto regular com os serviços, organismos e movimentos paroquiais relacionados com a pastoral da infância (Ex: catequese, escuteiros, MAAC, EMRC dos 1. e 2.º Ciclos…. realizando encontros informais para assegurar os conhecimentos dos eventuais problemas e, de vez em quando, promover acções de sensibilização e formação para todos os paroquianos sobre tema relacionados com esta problemática.
- Providenciar o reencaminhamento para as entidades apropriadas dos problemas identificados, que não tenham resposta na comunidade, e sempre que isto se verifique, manter uma atenção cuidada à evolução dos mesmos.
• Elaborar relatórios semestrais, por intermédio de uma ficha de estatística a ser entregue.
(Ex: n.º de casos, causas dos problemas, faixas etárias, sexo, procedimentos…) que servirão de base de reflexão nos encontros diocesanos semestrais.
Reuniões semestrais entre a Cáritas e os responsáveis paroquiais, no sentido, de se reflectir acerca do trabalho desenvolvido.
Após a sinalização do representante por paróquia será realizada uma reunião, no sentido do tema em questão ser aprofundado, bem como fornecer todas as informações referentes ao projecto.