Todos os territórios, em virtude da sua localização e organização geográfica, estão sujeitos a vários riscos que se enquadram no âmbito de situações de emergência, sejam de origem natural, tecnológico ou de cariz sociocultural.
Neste âmbito, a Cáritas em Portugal, através das suas estruturas, deve estar atenta a esses riscos e organizar-se, de acordo com as suas especificidades, no sentido de prevenir, responder e recuperar perante tais situações adversas.
Assim se justifica este Plano Institucional de Resposta a Emergências e Catástrofes (PIREC) da Cáritas Diocesana de Portalegre – Castelo Branco, o qual, em traços gerais, procura fortalecer as condições institucionais para realizar um acompanhamento integral das pessoas e comunidades, na sua área de abrangência, perante eventos adversos, onde se evidenciam vulnerabilidades sociais e naturais e onde se geram capacidades para as enfrentar da melhor forma possível.
O PIREC da Cáritas Diocesana de Portalegre – Castelo Branco inspira-se no PIREC da Cáritas em Portugal, adaptando-o ao contexto da Diocese, com a preocupação, desde logo, de articular princípios e estratégias no sentido de promover respostas em rede às situações de emergência que possam ocorrer e onde deve considerar-se o “antes”, o “durante” e o “após” de uma situação de emergência e catástrofe.
Tal preocupação implica, essencialmente, para além de se ter em conta os princípios e normas gerais que orientam a atuação institucional da Cáritas Diocesana de Portalegre – Castelo Branco perante situações de emergência e catástrofe, na linha do que está contemplado no PIREC da Cáritas em Portugal:
- Estabelecer as áreas de missão da Cáritas Diocesana de Portalegre – Castelo Branco perante situações de emergência e catástrofe;
- Determinar as áreas de atuação da Cáritas Diocesana de Portalegre – Castelo Branco perante situações de emergência e catástrofe; e
- Definir a estrutura mínima e oportuna de resposta da Cáritas Diocesana de Portalegre – Castelo Branco perante situações de emergência e catástrofe.