O Centro Local de Apoio à Integração de Migrantes – CLAIM, resulta de um protocolo entre o Alto Comissariado para as Migrações– ACM IP, e a Cáritas Diocesana de Portalegre – Castelo Branco
Os Centros Locais de Apoio à Integração de Migrantes, constituem espaços de informação descentralizada, ligados à Rede Nacional de Informação ao Imigrante, que visam proporcionar respostas locais articuladas ao nível das necessidades de acolhimento e integração das comunidades radicadas nas várias regiões do país.
Presentes em todo o território continental e ilhas, os CLAIM funcionam como postos de informação avançada, consistindo numa estrutura extremamente ágil e leve, cujo objectivo principal é informar e ajudar a resolver os seus problemas com eficácia e humanidade, contribuindo para uma imagem de um Estado de Direito com rosto humano que, cumprindo a Lei, quer acolher bem.
Inicialmente, de carácter, sobretudo, informativo, os CLAIM, na actualidade colocam a sua tónica na “Integração de Proximidade” dos imigrantes, patente num papel mais pró-activo, de maior intervenção local com instituições e o próprio ACM, I.P., bem como na aposta mais sistemática na formação dos técnicos que fazem o atendimento e no apoio à organização de actividades em prol da integração dos imigrantes.
O CLAIM funciona nas instalações da Cáritas Diocesana de Portalegre – Castelo Branco, num gabinete onde, no horário das 09:30 h ao 12:30 h e das 14:00 h às 17:30 h., se encontra um mediador responsável pelo atendimento aos imigrantes. Alguns dos assuntos que podem ser tratados num CLAIM:
– Enquadramento Legal;
– Reagrupamento Familiar;
– Acesso à Saúde;
– Acesso à Educação;
– Reconhecimento de Habilitações e Competências;
– Meios Jurídicos de Combate ao Racismo e à Xenofobia;
– Nacionalidade Portuguesa.
O gabinete possui acesso à Internet e um telefone directo à linha SOS imigrante (808 257 257), para quaisquer esclarecimentos. Disponibiliza também materiais informativos em diversas línguas. Sendo todos os serviços gratuitos.