Visita a Fátima – Refugiados
“Ainda que os teus passos pareçam inúteis; vai abrindo caminhos como a água que desce cantando da montanha. Outros te seguirão…”
Antoine de Saint-Exupéry
{phocagallery view=category|categoryid=1|imageid=159}
O Secretariado da Pastoral Social e da Mobilidade Humana através da Cáritas Diocesana de Portalegre – Castelo Branco colabora no Acolhimento, Acompanhamento e Integração das pessoas que estão refugiadas em Portalegre, há já 4 anos.
Assim, no âmbito do projecto “Língua, Cultura e Cidadania”, desenvolve várias actividades que visam a sua promoção humana a todos os níveis.
A actividade extra deste mês, tendo em atenção o Centenário das Aparições contou com uma visita ao Santuário de Fátima. {phocagallery view=category|categoryid=1|imageid=157}
Esta visita teve particularidades muito especiais, primeiro, porque todos se mostravam muito interessados em conhecer Fátima, segundo, por ter o apoio do próprio Santuário.
Assim, queremos agradecer e realçar a disponibilidade e a amabilidade do Senhor Reitor do Santuário de Fátima, P. Carlos Cabecinhas em nos proporcionar um dia diferente, através do acolhimento e cuidada visita guiada pela responsável do Posto de Informações, seguindo-se o visionamento do vídeo “Fátima, Experiência de Fé”.
Agradecer, de modo particular, às Irmãs da Casa Nossa Senhora do Carmo, o almoço que a todos deliciou e, também, a maneira como nos acolheram, recebendo-nos como se estivéssemos em casa.
Agradecer igualmente, às Irmãs do Museu, a visita guiada feita de forma bem agradável e competente, despertando, em todos, o interesse por aquela “jóia do santuário”.
Também ao Senhor Padre Fernando Farinha, Arcipreste do Arciprestado de Portalegre, que, desde o primeiro momento, tem acompanhado os refugiados, ajudando, inclusive, nas deslocações que temos efectuado.
Referir ainda a gentileza dos outros Departamentos, nomeadamente, SEAL e SEPE que ajudaram e participaram na preparação e organização desta visita.
O sol, ao saudar-nos, desenhou num poema de mil cores, o nome de cada um, e, em jeito de agradecimento aguçou, naquela beleza única de Fátima, o desejo e a vontade de um dia aí voltar. Voltaremos!
{phocagallery view=category|categoryid=1|imageid=158}
Rufina Garcia/Luís Mamão
Acolhimento/Acompanhamento e Integração Refugiados e Migrantes
Secretariado Diocesano Pastoral Social e Mobilidade Humana/Cáritas Diocesana
28-03-2017