Natal dos Refugiados em Portalegre
A Cáritas Diocesana/Secretariado da Pastoral Social e Mobilidade Humana e o Instituto da Segurança Social de Portalegre celebraram ontem, dia 21 de Dezembro, o Natal dos Refugiados.
Num momento em que tantos refugiados caminham pelo mundo sem rumo, muitas vezes, em situações tão adversas e sem que a sua dignidade seja respeitada, não podemos, pois, deixar de salientar a importância e o respeito que os refugiados merecem, tanto no Mundo, como em Portugal e, muito concretamente, em Portalegre.{phocagallery view=category|categoryid=1|imageid=152}
Assim, e porque Natal é Amor, Paz e Alegria, aliás, valores universais que todos desejamos, este ano, comemorámos em ambiente festivo o Natal dos Refugiados, e, com uma particularidade muito especial, no Auditório do Instituto da Segurança Social de Portalegre.
Perante uma notável assistência que preencheu o Auditório, o Senhor Director do Instituto, Dr. Carlos Laranjo, deu as boas vindas a todos, agradeceu o trabalho desenvolvido pelos parceiros e referiu a necessidade de um maior envolvimento das várias entidades, de modo a que estas pessoas possam viver, em Portalegre com toda a dignidade.
A festa começou com a representação de uma pequena peça por pessoas, oriundas de vários países (Bielorrússia, Rep. Popular da China, Paquistão e Serra Leoa), e chamava a atenção para o facto de, na vida, termos mil e uma coisas e faltar-nos o essencial, o carinho e o amor, pois, quantas vezes, ou quase sempre, não percebemos de que “os grandes momentos” são feitos de pequenos e simples gestos que fazem a diferença e nos adoçam o coração.
Depois, entoaram o cântico “O Menino está dormindo”, seguindo-se uma peça de flauta por uma menina da Serra Leoa.
Denunciando o que vai pelo mundo, 3 pessoas oriundas da Bielorrússia, da Serra Leoa e do Paquistão recitaram a poesia “Se o Mundo…”.
Quase em véspera de Natal, e porque o ambiente era de festa entoaram o cântico “A Todos um Bom Natal”, desejando a todos os presentes um Feliz Natal.
Seguiu-se a entrega de prendas às crianças que estão refugiadas em Portalegre, por parte do Instituto da Segurança Social, da Delegação da Cruz Vermelha de Portalegre e da Cáritas, aliás, um momento que gerou grande euforia e mais alegria, ainda, traduzida em cândidos e rasgados sorrisos, à medida que iam abrindo os embrulhos e descobriam os brinquedos.
A terminar, foi oferecido um lanche com variadíssimos acepipes e óptimos e deliciosos produtos da região e que teve o condão de permitir um salutar convívio entre todos.
Assim, em nome das pessoas que estão refugiadas na cidade, agradecemos a forma calorosa como fomos recebidos no Instituto da Segurança Social, igualmente a quem teve a amabilidade de estar presente e renovamos a todos, os votos de Feliz Natal e Bom Ano de 2017.