Familia do lado 2016
A Família do Lado (Next Door Family EU) está de volta para a sua 5ª edição e a Cáritas Diocesana, juntamente como o CLAIM associaram-se a esta iniciativa. O ACM irá dar, este ano, novamente corpo a este projeto transnacional em que uma família aceita receber em sua casa uma outra família que não conheça, constituindo-se assim pares de famílias – uma imigrante ou refugiada e outra autóctone – para a realização de um almoço-convívio, típico da sua cultura de origem, como forma de acolhimento.{phocagallery view=category|categoryid=1|imageid=136}
Todos os encontros terão lugar no domingo, dia 27 de novembro, às 13h00, em todo o território nacional, Espanha e República Checa. Nesta edição de 2016, a iniciativa irá realizar-se em mais de 30 concelhos (desde Viana do Castelo a Portimão, passando pelos Açores e Madeira) e conta com o envolvimento de cerca de 100 entidades.
Recorde-se que este projeto foi criado na República Checa, em 2004, assentando no conceito de Bairros Inclusivos. Portugal participou, pela 1.ª vez, em 2012, tendo sido, desde então, um dos países com maior número de participantes. Entre 2012 e 2015, já se realizaram 367 encontros que envolveram 833 famílias (452 familias imigrantes e 381 famílias portuguesas), de 50 nacionalidades diferentes, num total de 2572 participantes aos quais acrescem 373 voluntários.
Esta iniciativa visa contribuir para uma integração mais efetiva dos imigrantes na sociedade portuguesa, reforçando as relações sociais e promovendo a diversidade cultural existente no nosso país.