Visita a Marvão Refugiados/Imigrantes
Um dia de chuva é tão belo como um dia de sol.
Ambos existem; cada um como é.
Alberto Caeiro, in “Poemas Inconjuntos”
Heterónimo de Fernando Pessoa
Como sabem, Portalegre continua a acolher os Refugiados que são recolocados pelo Conselho Português para os Refugiados (CPR) nesta cidade.
A Cáritas Diocesana de Portalegre – Castelo Branco/Secretariado da Pastoral Social e da Mobilidade Humana tem colaborado no Acolhimento e na Integração dessas pessoas, desenvolvendo, no âmbito do projecto “Língua, Cultura e Cidadania”, várias actividades que visam a sua promoção humana a todos os níveis.
A actividade extra deste mês, contou com uma visita à Mui Nobre e Sempre Leal Vila de Marvão.
{phocagallery view=category|categoryid=1|imageid=121}
Esta visita teve particularidades muito especiais, primeiro, porque nem a manhã chuvosa nos demoveu, segundo, por ter o apoio da Câmara Municipal de Marvão, Posto de Turismo, Santa Casa da Misericórdia de Marvão e Museu AMMAIA.
Assim, queremos agradecer e realçar a disponibilidade e a amabilidade do Senhor Presidente da Câmara Municipal de Marvão, Eng. Victor Frutuoso, em nos receber e convidar a voltar. Proporcionou um dia diferente e muito agradável através da visita guiada, que primou pelos conhecimentos e muita simpatia da Dra Felicidade, à vila, casa da Cultura, Igreja de Santiago, Museu Municipal e Castelo.
Agradecemos, de modo particular, ao Senhor Provedor da Santa Casa da Misericórdia de Marvão, Senhor António Silvério, pelo almoço que a todos deliciou e pela maneira como nos acolheram, recebendo-nos como se estivéssemos em casa.
{phocagallery view=category|categoryid=1|imageid=123}
Referir também a gentileza do Jovem Frederico Andrade, ao deslocar-se, ao Mosteiro de Nossa Senhora da Estrela, permitindo-nos, assim, uma visita à Padroeira do Concelho e ao Mosteiro.
Agradecemos igualmente, ao Dr. Joaquim Carvalho a possibilidade de visitarmos as Ruínas da Cidade Romana de Ammaia, numa visita guiada pelo Dr Bento, feita de forma bem competente, despertando, em todos, o interesse por aquela “jóia alentejana”.
{phocagallery view=category|categoryid=1|imageid=122}
Também ao Senhor Padre Fernando Farinha, Arcipreste de Portalegre, e ao Amigo António Garcia, que, desde o primeiro momento, têm acompanhado os refugiados, ajudando, inclusive, nas deslocações que temos efectuado.
Sublinhar a presença do Dr Rui Graça, do Instituto da Segurança Social, que se encontrava, em trabalho, naquela vila e que teve a bondade de nos acompanhar.
A chuva, ao saudar-nos, desenhou num poema de mil cores, o nome de cada um, realçando naquela beleza única de Marvão, o desejo e a vontade de um dia aí voltar. Voltaremos!
Acolhimento/Integração Refugiados e Migrantes
Cáritas Diocesana / Secretariado Diocesano Pastoral Social e Mobilidade Humana
07-07-2016