Celebração do Dialogo Intercultural – Dia Mundial do Refugiado
A Cáritas Diocesana de Portalegre – Castelo Branco, no âmbito do Projeto “Portalegre Acolhe” celebrou e festejou na passada quinta-feira, dia 18, no CAEP, o diálogo intercultural, através do Dia Mundial do Refugiado, com os refugiados de várias nacionalidades, que estão a residir no concelho de Portalegre. Neste dia de festa e de reflexão, estiveram presentes representantes de várias instituições da região.
Portalegre pelo olhar do outro é o nome da exposição de fotografia, (que iniciou este encontro) em que os refugiados presentes em Portalegre, captaram através da sua objetiva, as gentes e lugares de Portalegre e onde mostraram à sociedade de acolhimento local, a sua própria terra vista pelo olhar do outro, o seu.
A antropóloga Cristina Santinho, professora no ISCTE-IUL, abordou a temática da imigração com rigor e atualidade na Conferência Refugiados em Portugal: a importância do desenvolvimento de serviços orientados para a integração sociocultural. Posteriormente, houve um debate, onde se trocaram opiniões e se esclareceram algumas dúvidas.
Deu-se voz aos refugiados, que deixaram uma nota positiva à plateia do Centro de Espetáculos, da forma como foram recebidos e tratados pelas instituições e pelas pessoas do Norte Alentejano. Foi divulgado um vídeo das atividades desenvolvidas neste último ano e meio pelos refugiados, que foram acompanhados pela voluntária da Cáritas, Rufina Garcia, que também lhes tem ensinado a Língua Portuguesa.
Os refugiados interpretaram uma canção popular portuguesa, no caso, alentejana, e ainda, os hinos dos seus países de origem e o de Portugal.
O encontro terminou com um lanche que proporcionou um descontraido convívio entre todos.
{phocagallery view=category|categoryid=12|limitstart=0|limitcount=0|detail=2}