PRIMEIROS PASSOS SOBRE A ECONOMIA SOCIAL DA REDE DE APOIO MÚTUO DAS CÁRITAS DIOCESANA DA RAIA
Evento realizado nos dias 26 e 27 de março de 2015, em Beja (Portugal)
A Rede de Apoio Mútuo das Cáritas Diocesanas da Raia dá os seus primeiros passos no projeto de criação de empresas sociais. Este é o eixo principal do trabalho em conjunto a realizar no presente ano. Para esta finalidade, foi realizada a primeira reunião de treinamento nos dias 26 e 27 de março em Beja (Portugal) e o foco foi a economia social. Participaram as Cáritas Diocesanas de Espanha e Portugal que compõem a Rede: Beja, Ciudad Rodrigo, Coria-Caceres, Évora, Mérida-Badajoz, Portalegre-Castelo Branco e Salamanca.
Este encontro de formação está incluído no projeto “Rede de Formação de Apoio Mútuo Caritas Diocesana de Raia” enquadrado no Programa Operacional de Combate à Discriminação 2007-2013 ESF.{phocagallery view=category|categoryid=7|imageid=65|detail=5}
Este Encontro Transfronteiriço de Formação para agentes das Cáritas Diocesanas da Raia, começou na quinta-feira 26 de março, durante todo o dia, ministrado pela FUNDECYT, Fundação Extremadura para a Ciência e Tecnologia. Francisco Pizarro falou sobre as características das empresas sociais e sobre a lei que regulamenta a inserção social nas empresas, a definição do quadro legislativo, o grupo a que se dirige, o tipo de contrato e os processos de criação, entre outras. Anto Recio apresentou a existência, atualmente, de mecanismos alternativos de financiamento para apoiar iniciativas empresariais (micro linha de financiamento, empréstimo P2P, endosso coletivo e crowdfunding). Pilar Jabato, referiu-se ao quadro europeu para o empreendedorismo social, com particular destaque para o Horizonte 2020 e EASI programa de 2020 sobre o emprego e a estratégia de inovação social. A manhã terminou com uma intervenção de Francisco Pizarro, discutindo opções para a Raia como a promoção e a criação de empresas sociais.
Nesse mesmo dia, os representantes da Cáritas de Raia participaram na abertura de uma exposição intitulada “Crianças Cáritas (1947-1958)” com a presença do embaixador austríaco em Portugal, mostrando mais de 5.500 crianças austríacas que foram acolhidos por famílias e instituições portuguesas no âmbito de uma ação desenvolvida pela Cáritas em Portugal no final da Segunda Guerra Mundial.
{phocagallery view=category|categoryid=7|imageid=66|detail=5}
Na parte da tarde, também dirigido pela FUNDECYT, foram realizadas grupos práticos sobre como iniciar um negócio ou ideia de inclusão social na Raia e como desenvolver um modelo de negócio. O programa de treinamento do dia terminou com uma palestra sobre a experiência de Comércio Justo na diocese de Mérida-Badajoz realizado pela Cáritas.
No dia seguinte, sexta-feira 27 de março, realizou-se uma mesa redonda sobre “Alqueva, numa perspetiva de irrigação dos solos, nos planos, social e comunitário”. Intervieram: José Pedro Salema, diretor da EDIA, que falou sobre os desafios para as pequenas propriedades; António Oliveira das Neves, que incidiu sobre os desafios da iniciativa económica e da empregabilidade; Rui Lopes e Filipe Lopes, irmãos, apresentaram a sua exploração – “Canteiro dá luz” com a produção e comercialização de plantas medicinais e aromáticas, desenvolvidas com base na agricultura biológica; Alice Teixeira, centrou a sua comunicação na plataforma “My Farm”, uma forma de empreendedorismo baseado no apoio à agricultura, e na relação entre o pequeno agricultor e o consumidor.
Nesta mesma manhã, sob o Projeto da rede de Apoio Mútuo das Cáritas Diocesanas da Raia, foi celebrado um acordo de parceria entre a Cáritas Diocesana de Beja, a EDIA (Empresa de Desenvolvimento e Infra-estruturas do Alqueva, S.A.) e o Instituto Politécnico de Beja.
O encontro terminou com uma visita à Comunidade Terapêutica da Horta Nova, Caritas Beja.
As Cáritas Diocesanas que formam esta Rede de Apoio Mútuo são as Cáritas Diocesanas: Ciudad Rodrigo, Coria-Cáceres, Mérida-Badajoz, Salamanca do lado Espanhol e, Beja, Évora e Portalegre-Castelo Branco do lado Português. Estes Cáritas Diocesanas começaram a trabalhar juntas no início doa ano de 2012.
{phocagallery view=category|categoryid=7|imageid=64|detail=5}
Este projecto de Formação é um dos projetos que está sendo realizado pela Rede de Apoio Mútuo da Caritas Diocesana Raia. Os outros projetos são: Troca de Experiências; Emprego e Estudo de Mobilidade na Raia; Grupos reflexão, Mapa do Recursos ( www.caritasempregoenaraia.org ) e Difusão.
Informação: https://www.caritasredemraia.wordpress.com