incêndios Florestais/2019 – Comunicado nº5
Na sequência dos comunicados que temos vindo a produzir para dar conhecimento à Diocese, comunicação social e outras entidades, elaboramos este comunicado n.º 5 como ponto da situação.
- Na conta aberta em 26 de julho último IBAN: 0036.0057.99100143379.08, para recolha de donativos com vista à ajuda às famílias afetadas, recuperação de instalações e outros prejuízos derivados dos Incêndios de 2019, foram depositados, até esta data, 9 580,95€ (nove mil quinhentos e oitenta euros e noventa e cinco cêntimos).
- Para uma despesa prevista de 000,00 €, estamos muito longe do objetivo que nos propusemos, tendo em conta a intervenção que a Cáritas Diocesana teve nos últimos anos e que as comunidades afetadas esperam de nós.
- O sentido eclesial da nossa missão leva-nos a ter esperança que o Senhor providenciará. Contudo é necessário que cada um faça a sua parte.
- Lembramos o que dissemos nos comunicados anteriores: “a Cáritas emitirá recibos dos donativos às empresas e às pessoas singulares que nos façam chegar o comprovativo do depósito e o NIF. Este recibo permitirá a sua inclusão na declaração de IRS em Benefícios Fiscais”. Será uma forma cívica de intervenção da sociedade em geral.
- Apelámos à ajuda da Cáritas Portuguesa, em 29 de agosto, mas continuamos a aguardar uma resposta.
- Falámos com o Senhor Bispo apelando à ajuda da nossa Diocese, no mesmo sentido. Aguardamos uma resposta definitiva, dado que o Senhor Bispo manifestou alguma dificuldade na disponibilização de verbas, considerando os projetos diocesanos em curso.
- Aguardamos mais algum tempo que as Câmaras Municipais de Mação e Vila de Rei, nos enviem a estimativa de custos mais próxima da realidade, para decidirmos em definitivo.
- Na verdade, não podemos esperar indefinidamente para darmos uma resposta às famílias que estão em sofrimento. A ficarmos só com esta verba, pela primeira vez, desde 2003, a Igreja Diocesana não corresponderá ao apelo das vítimas, para além da exiguidade da verba angariada.
- Às pessoas e Entidades que já fizeram chegar o seu donativo, a Cáritas Diocesana, em nome das famílias vitimadas, agradece o seu valioso contributo.
Portalegre, 12/09/2019
Elicídio Bilé
(Presidente da Direção)