10.ª Assembleia Diocesana da Pastoral Social e Mobilidade Humana
O Secretariado Diocesano da Pastoral Social e Mobilidade Humana vai realizar a 10.ª Assembleia Diocesana da Pastoral Social no próximo dia 16 de março, 2.º sábado da quaresma, no arciprestado de Abrantes, paróquia de Mação.
COMUNIDADES CRISTÃS E AÇÃO SOCIAL: O DESAFIO DA PROXIMIDADE é o tema da Assembleia. Com este tema propomo-nos refletir sobre uma preocupação generalizada: – o modelo de paróquia que temos; – o lugar do acolhimento; – o verdadeiro sentido de comunidade cristã; – a participação e a corresponsabilidade dos leigos; – o lugar da caridade organizada.
Esta mesma preocupação teve o Secretariado Nacional da Pastoral Social que desenvolveu o tema, em Fátima, de 4 a 6 de setembro, no 32.º Encontro Nacional da Pastoral Social, sob o título: «A paróquia ainda é um lugar de proximidade?».
Para nos ajudar na reflexão estarão presentes: o P. Tiago Freitas da Arquidiocese de Braga, cuja tese de Doutoramento realizado em Roma e editada em Portugal no passado mês de outubro é «COLÉGIO DE PARÓQUIAS: uma renovação de mentalidades», e o Teólogo Doutor Juan Ambrósio, da Universidade Católica Portuguesa, que abordará o tema «A ação social como proximidade: polo identitário das comunidades cristãs».
O programa é o seguinte:
10,00h – Acolhimento
10,30h – Oração
– Sessão de Abertura
– D. Antonino Dias – Bispo Diocesano
– Dr. Vasco Estrela – presidente da CM de Mação
– P. Amândio Mateus – Pároco de Mação
– Elicídio Bilé -Diretor do Secretariado Diocesano da Pastoral Social e Mobilidade Humana
11,00h – “Novos horizontes da realidade paroquial”
– P. Doutor Tiago Freitas – Arquidiocese de Braga
12,00h – Debate
12,45h – Almoço
14,30h – “A ação social como proximidade: polo identitário das comunidades cristãs”
– Doutor Juan Ambrósio – Teólogo
15,30h – Debate
16,30h – Oração Final e Encerramento dos trabalhos
– D. Antonino Dias – Bispo Diocesano