“Um brinquedo por um Sorriso”
Integrado na Campanha “10 Milhões de Estrelas”, este Natal a Cáritas Diocesana de Portalegre – Castelo Branco entregou brinquedos às crianças das famílias que acompanhamos.
Esta iniciativa surge de uma proposta da empresa PRIMAVERA (ligada às novas tecnologias), que lançou um desafio a todas as Cáritas do país, a campanha “Um brinquedo por um Sorriso”.
A campanha ‘Um brinquedo por um sorriso’ tem como principal objectivo tornar mais Colorido e mais Feliz o Natal de centenas de crianças do país (provenientes de famílias carenciadas) que não têm brinquedos.
Para que tal fosse possível, contou-se com a generosidade de todas as pessoas, uma vez que, foram convidadas a apadrinhar uma das crianças que a Cáritas identificou, oferecendo um brinquedo.
Repercurssões na Impresa :
O Natal chegou mais cedo à Igreja de Santo António, no Bairro dos Assentos. Cerca de 40 crianças foram brindadas, ao início da tarde de Sábado, com brinquedos e chocolates. A alegria estava patente nos seus rostos e a maioria não resistiu, desembrulhou os presentes e começou logo a brincar.
Em conversa com a comunicação social, Elicídio Bilé explicou que a entrega de brinquedos às crianças das famílias que a Cáritas Diocesana de Portalegre-Castelo Branco acompanha partiu da empresa PRIMAVERA, com sede em Braga e ligada às novas tecnologias.
"A empresa quis ter um gesto de solidariedade e então lançou o repto a todas as Cáritas do País para darem o nome e idade das crianças que estamos a apoiar", adiantou o presidente da Cáritas Diocesana.
Assim, e integrado na operação "Dez Milhões de Estrelas – Um gesto pela paz", surgiu a campanha "Um brinquedo por um sorriso", com o principal objectivo de tornar mais colorido e mais feliz o Natal de centenas de crianças do País, provenientes de famílias carenciadas, que não têm brinquedos.
Para que tal fosse possível, contou-se com a generosidade de todas as pessoas, uma vez que foram convidadas a apadrinhar uma das crianças que a Cáritas identificou, oferecendo um brinquedo.
A Campanha "Um Brinquedo por um sorriso" foi um sucesso, até porque todas as crianças de Portalegre foram apadrinhadas. "São crianças que vivem em famílias algumas delas pobres, com grandes dificuldades e que este Natal certamente não seria como as famílias desejariam e isso ajuda-os não só a entrar neste espírito de Natal, como também a terem um brinquedo, alguma coisa de palpável e possam viver o Natal de outra maneira", elucidou o presidente da Cáritas Diocesana.
Considerando que se trata de um projecto "simples", Elicídio Bilé referiu, no entanto, que por parte da empresa PRIMAVERA foi "um gesto solidário muito importante".
Já com os brinquedos e os chocolates nas mãos, as crianças e as suas famílias passaram o resto da tarde de Sábado num ambiente de grande convívio. A Cáritas Diocesana ofereceu ainda um lanche, e os pequenos tiveram ainda a oportunidade de cantar e fazer alguns jogos. "Passámos uma tarde diferente", salientou Elicídio Bilé, acrescentando que "ao fazermos no mesmo dia esta festa com as crianças é também de alguma forma para que elas se possam integrar neste espírito com as suas famílias que não fiquem desanimadas pela situação que estão a viver".
Assumindo que a missão da Cáritas passa por "estar atentos e tentar acompanhar" as famílias que, pelas mais variadas razões, estão a atravessar grandes dificuldades, Elicídio Bilé adiantou que, no próximo ano, "pensamos lançar o repto a outras empresas, mesmo da região". Segundo avançou, "se não for através das empresas nós próprios lançarmos esta iniciativa pelas pessoas que queiram contribuir com brinquedos para distribuirmos pelas crianças".
Cáritas proporciona Natal solidário a crianças
40 foi o número de crianças que recebeu um presente oferecido pela iniciativa “Um brinquedo por um Sorriso”, evento que decorreu no sábado passado na Igreja de Santo António, no Bairro dos Assentos (Portalegre).
“Um brinquedo por um Sorriso” é uma acção que se insere na Campanha “10 Milhões de Estrelas” e que partiu da proposta da PRIMAVERA, empresa ligada às novas tecnologias, que lançou um desafio a todas as Cáritas do território nacional. Tornar mais colorido e feliz o Natal de centenas de crianças, provenientes de famílias carenciadas, é a grande matriz desta Campanha. Assim, a iniciativa contou com o apoio de um conjunto de cidadãos que apadrinharam uma criança que a Cáritas identificou, oferecendo um brinquedo.
“Os padrinhos são pessoas anónimas. Temos o apoio de padrinhos de Portalegre, de Viana do Castelo, da Guarda, de Bragança ou de Évora. Eles ouviram o repto que a empresa PRIMAVERA lançou e inscreveram-se”, explicou Elicídio Bilé, presidente da Cáritas Diocesana de Portalegre – Castelo Branco, acrescentando que a empresa “recolheu os nomes das crianças que lhe enviámos, distribuiu-os pelos padrinhos e eles, em função da idade e do sexo da criança, adquiriram um brinquedo e enviaram-no para a Cáritas ou para a empresa”.
As 40 crianças que receberam os brinquedos em Portalegre são provenientes de famílias com necessidades financeiras e que a Cáritas Diocesana tem vindo a prestar o seu apoio. “Todas estas crianças são provenientes de famílias pobres e com grandes dificuldades financeiras e esta iniciativa ajuda-as a entrar no espírito de Natal, pois adquiriram um brinquedo e com certeza que irão passar esta quadra de outra maneira”, considerou Elicídio Bilé.
Para além dos brinquedos, as crianças puderam ainda beneficiar de um lanche, de música, jogos, animação, divertimento e de um espírito onde o Natal encheu o coração dos mais novos.
Para o presidente da Cáritas Diocesana de Portalegre – Castelo Branco, “Um brinquedo por um Sorriso” é uma Campanha “simples, mas para a empresa PRIMAVERA significa um gesto de solidariedade. Por parte da Cáritas foi uma forma de podermos colaborar nesta quadra natalícia com as famílias”.
Como caminho a seguir, Elicídio Bilé pretende “lançar o repto a outras empresas no próximo ano, mesmo da nossa região, para podermos desenvolver um projecto deste género”.
Cáritas proporciona Natal solidário a crianças