Dia Nacional da Cáritas – III Domingo da Quaresma 12.03.2023
No próximo Domingo, dia 12.03.2023, III domingo da Quaresma, a Conferência Episcopal convida-nos a olhar de forma particular para o trabalho da rede nacional Cáritas. Na mensagem que preparou para esse dia, lembra-nos D. José Traquina, bispo que acompanha o trabalho da Cáritas como presidente da Comissão Episcopal da Pastoral Social e Mobilidade Humana, que “Cáritas” foi o termo que os cristãos encontraram para designar o Amor cristão, o amor identificado com a mensagem de Cristo, o Bom Samaritano da humanidade (cf. Lc 10,29-37). Um Amor que “que tem força de nos transformar por dentro e de transformar a realidade que nos é exterior.”
Um Amor que, tal como Jesus no Evangelho de hoje, a caminho da Samaria, nos faz fazer aquilo que “é preciso”. Que nos faz percorrer os caminhos mais sinuosos e montanhosos e até mesmo, em determinadas circunstâncias, nos coloca perante perigos que enfrentamos por ser “preciso”.
Este Amor representa-nos a todos e responsabiliza-nos enquanto comunidade. Por isso é o dia de dar graças por todos os que na nossa comunidade, de tantas formas, assumem este trabalho de estar próximo, de imitar Jesus nesta viagem necessária em que se senta junto ao poço pedindo de beber para, na verdade, ser Ele a grande fonte de água que salva. Acolher o próximo vulnerável é viver da motivação que vem deste Amor que nos faz estar disponíveis.
Cada um de nós é o rosto deste Jesus que junto ao poço nos lembra das nossas limitações, das nossa falhas, de todos os nossos “não temos”.
Através da Cáritas vemos a ternura de Deus. Apoiar o trabalho destes milhares de homens e mulheres que lutam diariamente para transformar em Amor a dor e o sofrimento; rezar para que não desistam de ser a imagem do Amor de Jesus no mundo.
A Cáritas Diocesana de Portalegre – Castelo Branco, prosseguindo estes valores, exorta todas as pessoas, independentemente das suas convicções pessoais, a colaborarem connosco no exercício da nossa missão a favor da humanidade.
Elicídio Bilé
Presidente da Cáritas Diocesana