CÁRITAS DIOCESANA ENVIA BENS PARA A UCRÂNIA
A Cáritas Diocesana de Portalegre – Castelo Branco, através dos voluntários que se organizaram para o acolhimento de Refugiados em Mem Soares, têm continuado a acompanhar os seis (6) que permanecem na nossa região, onde estão a viver e a trabalhar.
Do contacto regular que tem sido mantido, os refugiados solicitaram aos Voluntários Cáritas para colaborarem no envio de produtos de higiene e alimentos para o Centro de Acolhimento de Crianças e Jovens órfãos, entre os 3 e 17 anos de idade, sedeado na zona norte da Ucrânia.
De acordo com a solicitação foram recolhidos pelos Voluntários Cáritas os bens necessários e a Cáritas Diocesana, que adquiriu muitos desses bens no momento da chegada a Mem Soares, procedeu à entrega dos mesmos. O objetivo é fazê-los chegar ao Centro de Acolhimento na Ucrânia, tendo já chegado ao destino a primeira carrinha, conforme vídeo anexo.
A Cáritas Diocesana reconhecida aos seus voluntários pelo empenho no desenvolvimento das diversas atividades, agradece a todas as pessoas e entidades das diversas comunidades que se associaram ao apoio que a Cáritas Diocesana presta aos migrantes e refugiados, através dos donativos em espécie e monetários, incluindo às famílias que se prontificaram a receber refugiados ucranianos em suas casas, ou que disponibilizam alojamento. Neste sentido informamos que a Cáritas Diocesana continua a manter disponibilidade para acolher, encaminhar e integrar refugiados, no seio de famílias inscritas, assim como na inserção laboral, através de ofertas de emprego já recolhidas e a recolher.
Elicídio Bilé
Cáritas Diocesana de Portalegre-Castelo Branco