IV – SERVIÇO DE APOIO AO EMPREGO
Na sequência dos textos que temos vindo a partilhar nesta Quaresma 2021, o último dos quais “O Serviço da Caridade”, abordámos a problemática da organização, como forma de participação na vida da comunidade. Uma das maiores preocupações com que nos debatemos, é a questão da empregabilidade que afeta em primeira linha as pessoas com maiores vulnerabilidades, agravando as situações de pobreza.
Como forma de partilha divulgamos o trabalho que realizamos na Cáritas Diocesana de Portalegre – Castelo Branco, a partir da nossa própria organização.
A Cáritas Diocesana possui uma Unidade de Apoio ao Emprego que visa desenvolver um conjunto de ações facilitadoras do acompanhamento dos desempregados através de um itinerário de inserção laboral personalizado. Este serviço recolhe e regista ofertas de emprego e de formação profissional, que nos são comunicadas pelo IEFP – Instituto do Emprego e Formação Profissional, com base num protocolo estabelecido entre esta Entidade e a Cáritas Diocesana, para além de ofertas de emprego recolhidas diretamente de Empresas/Entidades por nós contactadas. Para além de procedermos ao ajustamento entre a oferta e a procura de emprego, apoiamos a elaboração do currículo e da candidatura e acompanhamos e avaliamos o resulta dos encaminhamentos.
A partir de janeiro de 2021, passámos a incluir, nesta Unidade de Apoio ao Emprego, uma nova metodologia de trabalho – “Metodologia INCORPORA” que passamos a descrever, por forma não só de informação, mas também e sobretudo para que possa ser difundida por toda a Diocese, para respondermos às necessidades manifestadas pelas pessoas que têm problemas com a empregabilidade e com as empresas que queiram aderir a este Programa INCORPORA, considerando os benefícios que podem usufruir.
SERVIÇO DE APOIO AO EMPREGO – CÁRITAS DIOCESANA
PROGRAMA INCORPORA – FUNDAÇÃO “LA CAIXA”
A Cáritas Diocesana de Portalegre – Castelo Branco através do seu serviço de Apoio ao Emprego, passou a integrar a rede INCORPORA, utilizando um modelo de integração sociolaboral, promovido pela Fundação “la Caixa”, designado “modelo incorpora”.
O Programa Incorpora surgiu em 2006, impulsionado pela Obra Social” la Caixa”, com o desafio de melhorar a integração sociolaboral das pessoas em situação ou em risco de exclusão social, gerando oportunidades de trabalho nas empresas com apoio e seguimento por parte do pessoal técnico da Cáritas Diocesana afeto ao Programa:
- 1 técnico de acompanhamento, responsável por dar apoio personalizado aos beneficiários, acompanhando-os antes e durante o processo de contratação e trabalhar o comportamento, a autoestima e a confiança de cada indivíduo;
- 1 técnico de prospeção empresarial, que identifica e visita empresas, procurando oportunidades de trabalho para os beneficiários e apresenta, às empresas, as vantagens e importância em dar oportunidades a estes perfis.
O Programa é desenvolvido em colaboração com o BPI e o Instituto do Emprego e Formação Profissional (IEFP) e pretende:
- Contribuir para a integração sociolaboral das pessoas atendidas, em situação
ou em risco de exclusão social.
- Oferecer às empresas uma alternativa de responsabilidade social empresarial
em integração laboral, gerando maiores oportunidades de emprego na empresa
ordinária para as pessoas atendidas.
- Potenciar a profissionalização e a formação dos e das profissionais do conjunto
de entidades sociais aderentes ao Incorpora.
- Promover territórios socialmente responsáveis, que contribuam para dar respostas às necessidades da pessoa em situação ou em risco de exclusão social
e que favoreçam a igualdade de oportunidades.
Os beneficiários apoiados pelo Programa são, nomeadamente: jovens NEET (não estudam, nem trabalham), desempregados de longa duração (com mais de 45 anos), ex-reclusos, ex-toxicodependentes, vítimas de violência doméstica, imigrantes, pessoas com deficiência ou incapacidade, e, agora, aqueles que tiveram as suas vidas laborais afetadas pela pandemia.
As empresas também são um destinatário-chave do Programa Incorpora.
Prestar um serviço de qualidade à empresa implica necessariamente oferecer soluções
ágeis aos pedidos que realize de pré-seleção de pessoal, evitando demoras desnecessárias. O Incorpora tem muitas pessoas preparadas para ocupar um posto de trabalho e altamente motivados para o fazer.
Se na Cáritas Diocesana não existirem pessoas com o perfil para satisfazer a oferta, o trabalho em rede com as outras Entidades Sociais do território, ou Entidades Parceiras do Programa, facilita a resposta rápida de que a empresa precisa para encontrar o/a trabalhador/ a certo/a.
O modelo incorpora oferece às Empresas uma carteira diversificada de serviços:
- Realização de processos de pré-seleção;
- Seguimento da incorporação dos novos trabalhadores incorporados;
- Apoio na análise e na definição de perfis profissionais;
- Consultoria sobre vantagens fiscais e laborais;
- Vantagens comerciais, como consequência das cláusulas sociais
- Fomento da responsabilidade social empresarial (RSE) no território;
- Plano de ação com a empresa;
- Convénios e contratos de estágios;
- Pontos de formação;
- Colaboração na conceção e implementação de ações formativas para beneficiários, com fase teórica e prática.
Em Portugal, o Programa Incorpora já apoiou a criação de mais de dois mil postos de trabalho com a colaboração de mais de 700 empresas portuguesas.
Pretendemos divulgar este serviço utilizando todos os meios disponíveis, para concretizar um programa de emprego tão necessário na atual situação do nosso País e, em particular, da nossa região.
Para além do trabalho que a Cáritas está a realizar, através do seu prospetor, é importante que todos possamos fazer ampla divulgação deste Serviço de Apoio à Empregabilidade das Pessoas Vulneráveis.
Portalegre, 08 de março de 2021
Elicídio Bilé
Secretariado Diocesano da Pastoral Social e Mibilidade Humana