Faleceu o Padre Américo Ribeiro Agostinho
Faleceu o Padre Américo Ribeiro Agostinho, de 84 anos de idade, fez a sua formação nos seminários diocesanos e ordenado sacerdote há 59 anos. Como padre foi pároco em diversas paróquias da nossa Diocese, Professor de Religião e Moral, Assistente do Agrupamento 142 do Corpo Nacional de Escutas em Portalegre. Hoje participa da liturgia celeste com o próprio Jesus Ressuscitado, como refere o nosso Bispo.
Era o Assistente da Cáritas Diocesana e dos Secretariados Diocesanos da Pastoral Social e da Mobilidade Humana. O Padre Américo tinha uma grande preocupação e uma atenção muito forte com os mais vulneráveis, os pobres e com as causas da pobreza. Alimentou espiritualmente a Cáritas Diocesana com reflexões espirituais e a espiritualidade que é própria da Cáritas.
Para os Corpos Sociais da Cáritas Diocesana e dos Secretariados que lhe estão confiados foi com grande consternação que recebemos a notícia da sua partida, mas com a confiança que o Pai o recebe na sua Glória. Partilhamos do pesar do Senhor Bispo e do seu presbitério, a quem enviamos as nossas condolências, pois fica mais pobre a comunidade cristã de Portalegre – Castelo Branco.
Como homem, o Padre Américo Agostinho, foi uma personalidade invulgar e marcante no território da nossa Diocese. Muito acarinhado por todos com quem se cruzava, teve uma atividade cívica relevante, com uma enorme capacidade para expressar o seu pensamento e tomar decisões reconhecidas pelo entorno social, que o vinculavam a si próprio e à vida das comunidades onde viveu.
Que descanse em Paz
Portalegre, 26 de maio de 2021
Elicídio Bilé