Medalha de Mérito Municipal
No dia 21 de Agosto de 1549, foi criada a Diocese de Portalegre por bula do Papa Paulo III e no dia 23 de Maio de 1550, D. João III elevou Portalegre a cidade. Na celebração do 467º aniversário da elevação a Cidade, a Câmara Municipal de Portalegre, reconhecendo o mérito da Cáritas Diocesana de Portalegre – Castelo Branco, na prossecução da sua ação social e caritativa, deliberou, por unanimidade, atribuir-lhe a Medalha de Mérito Municipal – Grau Ouro, entregue ao seu Presidente, Elicídio Bilé, em sessão solene realizada no Centro de Congressos. {phocagallery view=category|categoryid=1|imageid=160}
Foi salientado que, na preservação da sua identidade e na prossecução dos seus objetivos, à Cáritas Diocesana incumbe, em especial:
a) O conhecimento dos problemas sociais e dos meios de solução;
b) A promoção da consciência social, nomeadamente a partilha de bens;
c) O apoio aos grupos paroquiais de ação social;
d) O fomento do voluntariado e a formação dos agentes;
e) A congregação de esforços tendentes à prevenção e solução de problemas sociais, com prioridade para os mais graves;
f) A intervenção e mediação junto de entidades públicas ou privadas;
g) A cooperação com outras entidades e a participação em órgãos, iniciativas ou atuações que possam contribuir para o mesmo objectivo.
Para o Presidente da Cáritas Diocesana, esta atribuição por parte da Autarquia de Portalegre, significa o reconhecimento institucional da ação da Cáritas que tem privilegiado a cooperação institucional para melhor atingir os objectivos da sua missão em favor dos mais pobres entre os pobres, com especial relevância no período de crise económica e social que vivemos nos últimos anos.
{phocagallery view=category|categoryid=1|imageid=161}