Comunicado Conselho Diocesano da Pastoral
No dia 4 de fevereiro, teve lugar, no Centro Pastoral de Castelo de Vide, a reunião do Conselho Diocesano de Pastoral da Diocese de Portalegre-Castelo Branco, continuando a debruçar-se sobre a melhor forma de implementar as conclusões do Sínodo Diocesano que decorreu de 2009 a 2016. Seguindo-se os pontos da agenda, avaliou-se a Assembleia Diocesana que teve lugar em 24 de setembro passado, na Vila de Proença-a-Nova, e que marcou o arranque do ano pastoral 2016-2017, sob o tema “A Fé dá sentido à vida”. Tornaram-se presentes os aspetos bons e menos bons da referida Assembleia e deram-se sugestões para a próxima que se realizará em 30 de setembro, no Arciprestado de Ponte de Sor.
Sobre a concretização do ano pastoral em curso, manifestaram-se as dificuldades sentidas no acolhimento e atuação dos temas por parte das comunidades e dos grupos paroquiais de reflexão, procurando-se, também, sugerir pistas para o enriquecimento e a operacionalização do mesmo.
O Conselho tomou conhecimento de um comunicado do Serviço de Peregrinos do Santuário de Fátima sobre o caráter jubilar das Peregrinações ao Santuário, com informações várias inclusive sobre a possibilidade de se obter a Indulgência Plenária desde que se cumpra o preceituado pela Igreja.
O programa da nossa Peregrinação Diocesana a Fátima, que terá lugar no último Domingo de maio, foi devidamente abordado nesta reunião do Conselho.
O Secretariado Diocesano da Pastoral da Juventude e das Vocações apresentou, com aplauso do Conselho, as suas perspetivas, desafios, iniciativas e metodologias pastorais a usar, anunciando, também, ações de formação para os jovens animadores de outros jovens: o perfil do jovem animador, a comunicação e a animação juvenil são os primeiros temas a tratar neste âmbito de formação de jovens animadores.
Com as informações sobre a Jornada Diocesana da Pastoral Social, sob o tema “Igreja, casa de todos”, a ter lugar no dia 11 de março, em Alter do Chão, o Secretariado Diocesano da Pastoral Social e Mobilidade Humana insistiu na necessidade de se sensibilizar para a participação nesta Jornada Diocesana bem como falou de outros aspetos relacionados com a Pastoral Social, nomeadamente no campo da formação e da importância do peditório de rua para a Cáritas, no terceiro Domingo da Quaresma, sobretudo pela visibilidade que tal peditório dá a esta ação pastoral em favor dos mais carenciados.
Os Secretariados Diocesanos da Pastoral Litúrgica, da Educação Cristã da Infância e Adolescência e o da Família, deram ao Conselho informações relacionadas com suas atividades já realizadas ou previstas nos seus programas de ação.