Festa de Natal
A Cáritas Diocesana de Portalegre – Castelo Branco, realizou na passada quinta-feira, dia 17, uma festa de Natal com os refugiados e migrantes de várias nacionalidades, que estão a residir na cidade de Portalegre.
Neste dia de festa, estiveram presentes representantes de algumas instituições, nomeadamente, Dra Elsa Martins, da Segurança Social, P. Américo Agostinho, Assistente Religioso, Amigos da Cáritas, Voluntários e Colaboradores da Cáritas Diocesana.
A festa iniciou-se com uma pequena representação “A chegada de Jesus” pelo Grupo RefugiAlacer, aliás, uma peça, seguida de uma poesia que nos ajudaram a reflectir um pouco na maneira distraída, por vezes, tocando nitidamente, a indiferença, como olhamos os outros, melhor dizendo, ”como não olhamos os outros”.
Depois, e com a participação de todos entoaram-se canções portuguesas alusivas à quadra natalícia.
Este foi mais um dos momentos em que, tanto os refugiado como os migrantes, puderam passar a todos os presentes, a mensagem de que, independentemente, do continente, país, língua ou religião, é sempre possível conviver, de forma harmoniosa com características culturais linguísticas e religiosas tão diversificadas.
Este momento, foi igualmente, uma maneira de dar a conhecer o trabalho de Acolhimento/Integração que a Cáritas vem desenvolvendo, há já 2 anos, com algumas destas pessoas, de forma a que se sintam verdadeiramente Acolhidas/Integradas na nossa cidade.
O encontro terminou com um lanche que proporcionou um descontraído convívio entre todos.
E, porque momentos como este, são muito importantes para quem, na maior parte dos casos, se encontra só em Portugal, longe do seu país e da família, agradecemos a presença de todos quantos, quiseram, com a sua presença associar-se a nós, e, muito particularmente, ao Senhor Arcipreste Cón. Assunção, às suas Comunidades e ao Senhor Arcipreste P. Fernando Farinha, que, apesar de não lhes ser possível assistir ontem, à festa, vieram, de longe, dar um abraço muito generoso e amigo a estas pessoas.