DIA INTERNACIONAL DO VOLUNTARIADO 2015
Pelo 6º ano consecutivo, o Banco Local de Voluntariado da Cáritas Diocesana de Portalegre – Castelo Branco, em parceria com a Câmara Municipal de Portalegre e o Instituto Politécnico de Portalegre assinalaram o Dia Internacional do Voluntariado.
O evento decorreu no auditório da Escola Superior de Educação e contou com a presença de vários convidados/as e com a participação de mais de 170 pessoas. {phocagallery view=category|categoryid=1|imageid=94|detail=5|float=left}
Durante a manhã a Dra. Sónia Fernandes, da Escola de Voluntariado “Pista Mágica”, testemunhou acerca do seu percurso pessoal e profissional em torno do voluntariado. Dedica a vida a está prática, incentivando a sua organização e desenvolve um trabalho notável na área da gestão do voluntariado dirigida a entidades promotoras de voluntariado. Esta Escola de Voluntariado desenvolve, ainda, um trabalho pioneiro dirigido a crianças a partir dos 5 anos de idade, no intuito de preparar os futuros voluntários e promover, assim, uma cultura de voluntariado.
Na parte da tarde contámos com a presença do Monsenhor Vítor Feytor Pinto, que nos falou acerca do “Voluntariado e a Sabedoria do Coração”, numa sociedade economicista, na qual os voluntários são uma “pedrada no charco” ao doarem-se sem esperarem contrapartidas.
A terminar as comemorações tivemos uma conversa sobre voluntariado em que duas voluntárias, Solange Oleiro, voluntária de Proximidade da Cáritas, que acompanha uma idosa em situação de isolamento e Felícia Pires, Presidente da Associação Sete Montes do S. Julião. Falaram da sua experiência como voluntárias e de como, sem esperar, recebem mais do que aquilo que dão.
Dada a elevada participação ficou claro que o voluntariado vem interessando, cada vez mais, à comunidade de Portalegre! Os voluntários vão crescendo em número, mas é necessária a participação das Instituições, na receção de voluntários nas suas organizações.
A prática do voluntariado torna qualquer pessoa, qualquer comunidade mais atenta, solidária e humanizada.