assinatura do Acordo de Cooperação com o Instituto do Emprego e Formação Profissional, IP
No passado dia 31 de Janeiro, no auditório do Serviço de Formação Profissional de Portalegre, do IEFP, as três Cáritas Diocesanas do Alentejo, Beja, Évora e Portalegre-Castelo Branco, procederam à assinatura do Acordo de Cooperação com o Instituto do Emprego e Formação Profissional, IP numa cerimónia presidida por S. Exa. o Ministro da Solidariedade, Emprego e Segurança Social, Dr. Pedro Mota Soares, com as presenças de S. Exa. o Secretário de Estado do Emprego, Dr. Octávio Oliveira, S. Exa. Reverendíssima o Bispo de Portalegre- Castelo Branco, D. Antonino Dias, e numerosas Individualidades Civis, Militares e Religiosas.{phocagallery view=category|categoryid=1|imageid=35|detail=5}
A partir da recente criação da Plataforma Informática da Rede de Apoio Mútuo das Cáritas Diocesanas da Raia, este Acordo de Cooperação visa otimizar o aproveitamento das estruturas existentes, da Cáritas e do IEFP, para combater o desemprego, nomeadamente nas regiões do Alentejo e do Centro e o acesso, à informação sobre as medidas de emprego e de formação profissional que potencie uma mais fácil e rápida integração no mercado de trabalho aos beneficiários do Atendimento Social da Cáritas, através do Mapa de Recursos da Rede.
Na sessão de Boas-Vindas, a Senhora Presidente da Câmara Municipal de Portalegre, Dr.ª Adelaide Teixeira congratulou-se com a iniciativa da celebração deste Acordo de Cooperação e manifestou o interesse da Câmara a que preside, em colaborar com a Cáritas Diocesana de Portalegre-Castelo Branco nesta iniciativa.
Na abertura, da sessão, o senhor Presidente do CD do IEFP, IP., Dr. Jorge Gaspar, contextualizou a celebração do Acordo de Cooperação e sublinhou a importância da criação da Rede Transfronteiriça das Cáritas Diocesanas da Raia referindo que esta Rede vai de encontro aos objetivos do IEFP, IP., que é a ajudar os desempregados.
Em nome das três Cáritas Diocesanas, o Presidente da Cáritas Diocesana de Portalegre-Castelo Branco, Elicídio Bilé, começou por afirmar que existem muitas pessoas que vivem na margem da dignidade às quais é urgente ajudar na sua promoção humana e social. As elevadas taxa de desemprego no interior do Alentejo, nomeadamente na Raia, e os problemas de natureza social inerentes, conduzem à urgência na dinamização de programas sociais que combatam os diversos “rostos” da pobreza. Mesmo quando as políticas sociais não correspondam às necessidades da população, a Cáritas e as Instituições sociais da Igreja, por força da sua missão, têm um papel próprio, importante e subsidiário na ajuda ao desenvolvimento, à promoção e à ajuda de emergência às famílias mais afetadas. Agradeceu e saudou a presença do Senhor Ministro, porque dá corpo ao Acordo de Cooperação celebrado, possibilitando uma relação institucional mais profícua entre as Cáritas Diocesanas do Alentejo e o Governo de Portugal, através do Instituto de Emprego e Formação Profissional, IP., que permite ir mais longe na cooperação que já existia. A finalizar realçou que a presença do senhor Ministro significa, igualmente, a assunção de valores que, para a Igreja Católica, e para a Cáritas em particular, são um desígnio de missão. Referia-se aos valores da solidariedade, da justiça social, da procura do bem comum e da subsidiariedade com respeito pelo papel que cabe a cada um dos parceiros.{phocagallery view=category|categoryid=1|imageid=36|detail=5}
Em representação do IEFP, IP., o Delegado Regional do Alentejo, Dr. José Palma Rita, referiu os contributos do IEFP para a Rede de Apoio Mútuo das Cáritas Diocesanas da Raia manifestando o interesse com que acolheu a proposta que lhe foi endereçada para a realização do Acordo e o excelente trabalho de cooperação que tem mantido com a Cáritas que, no caso de Portalegre, presentemente, se traduz na realização de um curso de “Operador Agrícola” (hortas pedagógicas solidárias) a decorrer nos terrenos do Ninho de Empresas de Portalegre e visa qualificar as pessoas dos atendimentos sociais da Cáritas, proporcionando-lhes a escolaridade obrigatória, a formação profissional, a produção para consumo próprio de produtos hortícolas e posteriormente a comercialização a preço justo e outro curso de “Cozinha”, em moldes idênticos.
Encerrou a sessão o senhor Ministro da Solidariedade, Dr. Pedro Mota Soares, saudando a iniciativa da assinatura do Acordo de Cooperação e manifestando apreço pela constituição desta Rede em parceria com o IEFP. Congratulou-se com a redução no desemprego jovem de 2,7% quando comparado com dezembro de 2012, sublinhando que a descida do desemprego é um “sinal positivo para os mais jovens”.
Terminou a sessão com a assinatura do Acordo pelos Presidentes das três Cáritas Diocesanas e pelos Delegados Regionais do Alentejo e Centro, em nome do IEFP. O Senhor Ministro, Dr. Pedro Mota Soares validou o Acordo de Cooperação com a sua assinatura.