Apresentação do Projeto “Rede de Apoio Mútuo Cáritas Diocesanas da Raia”
Tendo em vista a procura de respostas comuns aos problemas também comuns, de ambos os lados da fronteira e o fortalecimento de laços de cooperação transfronteiriça, a Cáritas Diocesana de Portalegre – Castelo Branco desenvolve o Projeto acima referido, na sequência do qual foi desenvolvida uma plataforma informática em cooperação com o IEFP e outras Instituições.
Sendo uma ferramenta importante para a divulgação de ofertas de emprego e formação profissional, e outros recursos disponíveis que facilitem a mobilidade das pessoas, iremos proceder à apresentação do Estudo realizado e do Mapa de Recursos construído, no próximo dia 29 de Outubro pelas 9,30h. no Auditório do Centro de Formação Profissional do IEFP, na Zona Industrial – Av.ª Eng. Mira Amaral, 7 – Portalegre.
PROGRAMA DO ENCONTRO
9:30- 10:00.- Boas vindas e Apresentação do Projecto.
10:00-10:45.- Apresentação do estudo da realidade.
10:45- 11:10. Apresentação do mapa de recursos
11:10-11:30.- coffe break.
11:30-12:15.- Reflexão e Debate
12:15-13:00.- Apresentação das conclusões
.
REDE APOIO MUTUO DAS CÁRITAS DIOCESANAS DA RAIA
Entre as suas atividades destaca-se um estudo sobre o desenvolvimento sócio laboral e mobilidade na Raia, o estabelecimento de um Mapa de Recursos Transfronteiriço e a formação de agentes.
A REDE DE APOIO MÚTUO CÁRITAS DIOCESANAS DA RAIA inclui quatro projetos aprovados no âmbito do Programa Operacional de Combate à Discriminação 2007-2014 Fundo Social Europeu. Esses quatro projetos são traduzidos em ações conjuntas entre as várias Cáritas envolvidas e desenvolvem-se num território comum, a fronteira terrestre entre Espanha e Portugal, no limite entre Castilla-León e a Extremadura, no território de Espanha e o Alentejo no território de Portugal.
As Cáritas Diocesanas da Rede de apoio mútuo são: Ciudad Rodrigo, Coria-Cáceres, Mérida-Badajoz, Salamanca, em Espanha e Beja, Évora e Portalegre – Castelo Branco, em Portugal.
Princípios fundamentais do projeto: Os princípios básicos subjacentes ao projeto são o da oportunidade, cooperação, apoio mútuo, relacionamento, desenvolvimento de recursos e transferência de conhecimento.
Ações conjuntas incluídas na Rede:
1. Estudo da realidade sócio laboral e da mobilidade na Raia: Programa de difusão e sensibilização; Conhecimento em primeira mão da realidade sócio laboral da zona, as ações emergentes que se podem transformar em oportunidades de trabalho e a necessidade e/ou conveniência de mobilidade geográfica das pessoas para uma maior cobertura das necessidades de emprego na fronteira.
2. Mapa de recursos da Rede Transfronteiriça; Identificar e capitalizar os recursos existentes na área, na Cáritas e noutras instituições sociais que podem apoiar as pessoas na sua mobilidade geográfica.
Acessível a qualquer pessoa na rede: www.caritasempregonaraia.org
3. Encontros de formação e troca de experiências.
4. Difusão da Rede de Apoio Mútuo e sensibilização.