Saber Solidário – Reutilização de Manuais Escolares
A Cáritas Diocesana de Portalegre – Castelo Branco está a organizar um serviço de apoio às famílias com dificuldades na aquisição de Livros, Manuais e outros materiais escolares.
Tendo em conta este serviço organizado da Cáritas Diocesana, a Empresa VALNOR estabeleceu uma parceria com o Centro Comercial Alegro de Castelo Branco e a Cáritas Diocesana, destinada à recolha de Livros e Manuais Escolares, junto das comunidades, do Centro Comercial e das Escolas. A campanha decorreu durante o mês de Outubro e, no passado dia 21 de Novembro de 2011, pelas 11 horas procedeu-se à entrega de 500 Livros e Manuais Escolares já utilizados, mas em bom estado de conservação, com vista à sua reutilização, pelos alunos com mais dificuldade na sua aquisição.
Este é o início de um processo que se pretende alargar até ao início do próximo ano escolar, procurando suprir as dificuldades de muitas famílias da nossa Diocese na aquisição destes Livros e Manuais.
É nossa expectativa que o Ministério da Educação, tendo em conta a realidade socioeconómica do momento presente, e o próprio sistema de ensino, não continue, persistentemente, a elaborar novos manuais em cada ano escolar, possibilitando às famílias com mais filhos a utilização dos mesmos manuais, durante mais alguns anos. É também nossa expectativa que o seu custo possa ser contido dentro de limites razoabilidade, tendo em vista o serviço público que eles prosseguem.
Fazemos apelo às Famílias e às Escolas da Diocese de Portalegre – Castelo Branco, que nos façam entrega de Livros Escolares e outro material didáctico em boas condições de reutilização, que deixaram de ser utilizados. As crianças, os jovens e as suas famílias com maiores dificuldades económicas, agradecem o gesto.
A Cáritas Diocesana está aberta a receber sugestões e voluntários que queiram colaborar connosco na organização e manutenção deste serviço.
Portalegre, 22 de Novembro de 2011
Elicídio Bilé
Presidente da Cáritas Diocesana