Projeto “INCLUSÃO”
Objetivo:
Promover, junto da população em situação de exclusão, a aquisição de competências sociais e pessoais e fomentar a integração no mercado de trabalho, através da dinamização de competências em vários domínios.
A mais-valia deste projeto prende-se com a garantia da existência de contacto direto com as situações de exclusão mais gravosas que, não raras vezes, não são abrangidas pela intervenção dos equipamentos sociais usuais, assim como a distribuição geográfica no território que permite chegar a localidades com menor oferta de projetos de combate à pobreza.
Público-alvo:
Os destinatários das ações a desenvolver são as pessoas com particulares dificuldades no acesso ao sistema de ensino/formação, nomeadamente as que provêm de meios particularmente desfavorecidos, famílias desestruturadas com percurso pessoais problemáticos e pertencentes a grupos excluídos e/ou desfavorecidos, entre os quais:
v Crianças, jovens ou adultos, em situação de exclusão social ou risco de exclusão;
v Desempregados, em particular os de longa e muito longa duração;
v Grupos de risco, designadamente ex-toxicodependentes e ex-reclusos;
v Beneficiários do Rendimento Social de Inserção.
Estrutura formativa:
v Gestão Doméstica (25 horas) – analisar os recursos económicos familiares e planear as despesas em função equilíbrio orçamental das famílias.
v Parentalidade (25 horas) – conhecer práticas de educação de crianças e jovens que promovam a harmonia familiar.
v Relacionamento Interpessoal (50 horas) – Refletir sobre as abordagens comunicacionais de cada indivíduo e associar processos de comunicação a circunstâncias sociais. (Comunicação assertiva; Gestão de conflitos; Trabalho em equipa).
v Igualdade de Género (10 horas) – Adquirir comportamentos e atitudes que promovam a igualdade entre géneros.
v Expressão artística (40 horas) – Conhecer a cultura artística e reconhecê-la como veículo da comunicação de emoções.
v Mercado de Trabalho (50 horas) – promover competências proactivas na procura de emprego e no desenvolvimento de competências empreendedoras.
v Matemática para a vida (50 horas) – associar regras matemáticas com problemas do quotidiano.
v Introdução às TIC (50 horas) – conhecer e utilizar ferramentas computacionais básicas, como processamento de texto, folha de cálculo, criação de apresentações gráficas, ou navegação na Internet.
v Comunicação Oral e Escrita – Língua Portuguesa (50 horas) – conhecer a gramática e o vocabulário portugueses numa ótica de melhor relacionamento comunicacional, com apresentação de dois percursos distintos, de acordo com as especificidades do público-alvo e diagnóstico de aferição de competências.
(Opcional)
A formação terá uma carga horária de 350 horas/formando e deverá ser executada compreendendo uma carga horária diária de 3 a 5 horas, 3 a 4 dias por semana, em dias e horário a definir com a Entidade Local, com uma duração prevista de 6 meses (Outubro de 2012 a Abril 2013).
Benefício para os destinatários:
v Formação Financiada pelo POPH – Frequência de formação sem custos para os formandos.
v Emissão de Certificado – No final da formação será emitido certificado de frequência do projeto formativo;
v Subsídio de Alimentação – Será atribuído subsídio de alimentação por cada dia de formação frequentado.
v Apoio a deslocação para formação – Será disponibilizado um apoio às deslocações dos formandos.