Conferências Quaresmais – Quaresma Tempo de Partilha
Elicídio Bilé proferiu, na quarta feira dia 19, no auditório da escola superior de educação de Portalegre, a terceira conferencia quaresmal, subordinada ao tema, “Quaresma tempo de Partilha”.
Elicídio Bilé proferiu, na quarta feira dia 19, no auditório da escola superior de educação de Portalegre, a terceira conferencia quaresmal, subordinada ao tema, “Quaresma tempo de Partilha”.
A apresentação do orador convidado esteve a cargo do seu pároco, Pe João Maria que apresentou um homem com uma longa caminhada de fé, com passagens por diversos movimentos como os cursos de Cristandade, ou o Caminho neo-catecumenal, com uma vida profissional bem sucedida no Instituto de Emprego e Formação Profissional, de onde se aposentou como Director, e com uma vida comunitária empenhada em dimensões tão díspares como um mandato de vereador na Câmara Municipal de Portalegre ou a Direcção da Cáritas Diocesana, causa a que se dedica há mais de uma década.
Fazendo uso da sua formação profissional e da sua experiência de Cristão com responsabilidades máximas na Cáritas Diocesana, Elicídio Bilé traçou um quadro negro do tecido empresarial da nossa Diocese e particularmente da nossa cidade o quer resulta num cada vez maior numero de pobres. Pobres que já não são só os que trabalham, mas que são também os que têm emprego mas cujo salário auferido não supre as necessidades básicas de alimentação, habitação, educação dos filhos e vestuário.
É perante esta realidade que a caridade cristã, em sentido profundo e exigente, sente os desafios que lhe são postos pela pobreza.
É a esses desafios que a Caritas diocesana tem respondido. Num numa enumeração longo do que a Caritas Diocesana tem realizado em favor dos mais desfavorecidos ou vítimas de fatalidades, Elicídio Bilé mostrou o que é possível fazer se "organizarmos a caridade". Para que isto seja possível este organismo Diocesano tem vindo a desenvolver esforços no sentido de que cada paróquia ou unidade pastoral tenha um grupo sócio-caritativo que possa dar resposta organizada às necessidades para que o bem que os cristãos fazem seja cada vez melhor feito.
Em contexto de "Ano Internacional para a Erradicação da Pobreza" o orador fundamentando-se sempre na doutrina Social da Igreja e na Sagrada Escritura fez com que os presentes se sentissem desafiados a viver uma Quaresma com consequências na forma como relacionamos com os outros, particularmente os mais necessitados e desvalidos.