Protecção Civil
A Cáritas Diocesana de Portalegre e Castelo Branco que desde 2003 tem vindo a colaborar no âmbito da Protecção Civil, concretamente no auxílio às vítimas dos incêndios florestais, sentiu a necessidade de tornar mais operativa a sua acção, alargando o âmbito da sua intervenção. Assim, em vez de agir isoladamente e a jusante dos acontecimentos, solicitou audiências aos Coordenadores Distritais da Protecção Civil, e às Câmaras Municipais, oferecendo colaboração para todas as fases do processo: na preparação e prevenção, durante os sinistros e na fase posterior na ajuda concreta às vítimas.
Nesta fase, lançou um inquérito às paróquias da diocese no sentido de fazer um levantamento das disponibilidades, em termos de instalações, fornecimento de refeições, materiais, ajudas técnicas e humanas, postos de socorros e farmácias. Também foi solicitada a indicação de um representante concelhio para integrar os gabinetes de protecção civil municipais.
O gabinete de Protecção Civil distrital de Portalegre, acolheu com muito agrado a nossa disponibilidade e passou a incluir a Cáritas Diocesana na lista de Instituições parceiras no processo de protecção civil, passando a enviar comunicados e convocatórias para reuniões. Também a Câmara Municipal de Portalegre, a quem já foi indicado o nome do representante da Cáritas, recebeu com satisfação a nossa disponibilidade.
Portalegre, 02 de Junho de 2007
Elicídio Bilé