Projecto Equalificação
equ@lificação – capacitar para inovar 2004/EQUAL/A2/AD/216
Parceria: Animar, Cáritas Portuguesa, Aksen, Proact, Ideia Alentejo, Cáritas de Portalegre e Castelo Branco
Prioridade: 03 Adaptabilidade
Medida: 03.02 Fomentar a capacidade de adaptação das empresas e trabalhadores às transformações económicas estruturais
Área de Intervenção: 03.02.04 Sociedade da informação e do conhecimento
Caderno de Encargos: Caderno 17 Sociedade de informação e do conhecimento
Gestão para o 3º Sector – Apresentação genérica da formação
A Formação ou ensino à distância é uma forma de organização da formação que se caracteriza sobretudo pela flexibilidade que permite quer em termos de tempo, quer em termos de espaço. É um conceito que tem vindo a ser posto em prática há décadas com alguns resultados positivos, mas com lacunas evidentes, fruto dos limites impostos pelas limitações tecnológicas.
O sistema de formação em elearning, é caracterizado pela utilização de novas tecnologias para distribuição de conteúdos e acesso à formação. As novas Tecnologias de Informação e Comunicação apresentam um leque de soluções que permitem que Formandos(as) e Formadores(as) estejam em contacto em tempo real, bem como a disponibilização de maior quantidade de conteúdos multimédia, com outro impacto visual, acessíveis aos Formandos(as) imediatamente.
Os cursos são organizados num portal de e-learning, onde se combinam textos, imagens, gráficos, vídeos e muitos outros suportes multimédia num modelo de aprendizagem envolvendo especialistas com formação específica, que asseguram um serviço de apoio individualizado aos(às) Formandos(as). O correio electrónico (email), os fóruns e as sessões síncronas (caso existam) são um meio de abolir a distância e de manter um contacto frequente entre todos os actores envolvidos no processo de formação, já que permitem a troca simultânea de informação entre Formandos(as) e Formadores(as). A ergonomia do motor deste modelo comunicacional proporciona uma formação mais individualizada, logo mais interessada na pessoa e nos seus problemas específicos. Permite a liberdade de estabelecer momentos de interactividade, em função dos objectivos pedagógicos e didácticos, conjugada com a necessidade de acompanhar os centros individuais de interesse, constituindo assim, o valor acrescentado do novo modelo comunicacional quando aplicado ao caso específico da formação profissional.
A necessidade de reciclagem periódica de conhecimentos, entre outras razões, é um factor que justifica a oferta e a procura crescente neste domínio. Muitas pessoas desejam melhorar o nível dos seus conhecimentos, mas são impedidas de realizar esse objectivo porque não se podem adaptar à rigidez dos horários e à dificuldade em conjugar a vida profissional e a formação.
Duração 14 horas presenciais + 21 horas de aprendizagem à distância
Estrutura Cada curso tem a duração de 3 semanas, sendo organizado de acordo com as seguintes componentes:
– 3 sessões presenciais (duas sessões de 4 horas cada e uma sessão com a duração de 6 horas) ;
– sessões de formação assíncrona (aproximadamente 21 horas através da plataforma de elearning).
Sessões presenciais Em cada curso realizar-se-ão três sessões presenciais :
– uma primeira sessão presencial com a duração de 4 horas (em principio na 2ª feira da primeira semana em que inicia o módulo) que decorrerá, em princípio, durante a parte da tarde;
– a segunda sessão presencial será a meio da segunda semana de Formação (4ª feira) e decorrerá durante todo o dia (período da manhã e da tarde), com o objectivo de realizar uma visita de estudo a instituições com práticas consolidadas nas temáticas a abordar durante o curso;
– por fim, a terceira e última sessão decorrerá na 6ª feira da última semana de Formação.
Nas sessões presenciais existe um limite de faltas, correspondente a 5% do total de horas presenciais
.
Sessões a distância – Os módulos estarão disponíveis durante o período de formação na plataforma www.3sector.net/moodle, no campo “Aprendizagem e Formação”. O acompanhamento destas sessões será feito por um tutor que dinamizará o processo de aprendizagem, potenciando o uso das ferramentas de comunicação, colocando questões nos
fóruns e participando activamente em chats7 (caso existam) e todas aquelas actividades oferecidas que visam consolidar o processo de aprendizagem.
Toda as actividades a serem desenvolvidas pelos(as) Formandos(as), estarão devidamente descritas na plataforma, sendo que o Tutor também dará nota das mesmas sempre que achar necessário.